Visita Pastoral à Paróquia de Matambo-Wiryamu

Dom Diamantino Antunes efectuou de 6 a 8 de Agosto a visita pastoral à Paróquia de Maria Rainha dos Mártires de Matambo-Wiriyamu, situada no norte do distrito de Changara e na parte leste do distrito de Marara.

Acompanhado pelo pároco, Padre Faustino Kalolo, e pelo vice-pároco, Padre Phelix Odongo, Missionários da Consolata, o Bispo de Tete fez visita às zonas de Gama, na margem esquerda do rio Luenha, Nvuze, margem esquerda do rio Mazoe, e Caconde, na margem esquerda do rio Mufa. São estes rios, juntamente com os rios Zambeze e Nhalikuni que são as fronteiras naturais desta imensa paróquia fundada em 1 de Outubro de 2019 numa região que, embora próxima da cidade de Tete, estava quase abandonada do ponto de vista religioso, com uma presença da Igreja Católica bastante enfraquecida. Graças aos esforços do falecido Padre Franco Gioda e do actual pároco, com o apoio da paróquia de São Paulo de Tete foi possível em poucos anos fazer de evangelização persistente e efectivo do qual estamos já colhendo os frutos. Foram reactivadas comunidades que estavam quase mortas e abertas novas comunidades cristãs. Neste momento a Paróquia de Matambo conta com 52 comunidades cristãs, algumas ainda são constituídas por catecúmenos e ainda não possuem uma capela. Destas 22 comunidades estão activas, rezam, têm catequese regularmente e possume capela. Nestes anos foram construídas 10 capelas em alvenaria: Mufa, Caconde, Nhabulebule, Nsolo a Mbuzi, Malangue, Malowa, Gama, Chawola, Mazoe e Nvuze. Para estas construções o Irmão serafino Piras deu um importante contributo económico. 

Durante a visita pastoral foram administrados 140 baptimos, na sua maioria adultos, administradas 160 crismas, grande parte eram adultos recém-baptizados e testemunhados 8 matrimónios, quase todos casais jovens.

Olhando ao contexto sócio-cultural e religioso difícil da região, pode-se considerar um milagre do Pentecostes os frutos que se estão recolhendo. Cada uma das comunidades cristãs visitadas possui capela ampla de recente construção. Dom Diamantino abençoou durante a visita pastoral a nova capela de São Francisco Xavier de Nvuze. Durante as suas catequeses o Bispo de Tete agradeceu o esforço de todos na evangelização e apelou para a perseverança dos recém-baptizados, num contexto onde as seitas religiosas existem em grande número e são muito activas. Durante a visita, houve a procissão com imagem de Nossa Senhora das Consolata no contexto da celebração dos 100 anos da chegada dos Missionários da Consolata a Moçambique e à Diocese de Tete em particular.


Imprimir   Email