No Domingo 4 de Agosto, os fiéis da Paróquia da Catedral de Tete celebraram a festa do seu padroeiro, São Tiago Maior, Apóstolo. cuja festa litúrgica ocorre no dia 25 de Julho. São Tiago Maior é padroeiro não apenas da paróquia, mas também da Diocese de Tete.
Durante muitos anos esta cidade era chamada de São Tiago de Tete, em honra do seu padroeiro. A Paróquia de São Tiago Maior de Tete foi fundada na margem direita do rio Zambeze. Neste local os primeiros missionários católicos construíram em 1562 o primeiro templo religioso no interior da África Austral. Foi há 462 anos.
A Missa da festa foi presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, e concelebrada pelo pároco, Padre Elton João. Houve grande participação e a liturgia foi solene como nos grandes dias de festa.
Na homília, Dom Diamantino afirmou: “São Tiago Maior para nós é inspiração e exemplo. É um padroeiro à altura de nossa Diocese dinâmica na missão, acolhedora na solidariedade fraterna. Sejamos também uma paróquia à altura de nosso querido padroeiro que certamente intercede por nós para que nossa Igreja seja cada dia mais fiel a Jesus e mais parecida com nosso Salvador”.
A festa continuou até à noite, com almoço comunitário e tarde recreativa onde os jovens apresentaram uma peça teatral relativa aos Mártires do Uganda. Houve também a intervenção de diferentes grupos de dança, desfile de modo e outras actividades culturais. Houve também a premiação das equipas que participaram no campeonato de futebol a nível paroquial.