Fundador dos Missionários da Consolata, padre José Allamano, proclamado Santo

O Papa Francisco presidiu este Domingo, 20 Outubro, à celebração durante a qual canonizou, isto é proclamou santo, o Fundador dos Missionários da Consolata, padre José Allamano. A canonização é a confirmação, por parte da Igreja Católica, de que um fiel católico é digno de culto público universal e de ser dado aos fiéis como intercessor e modelo de santidade.

José Allamano, um sacerdote italiano, faleceu em 16 de Fevereiro de 1926. Pouco tempo antes, no dia 14 de Setembro, enviou para Moçambique o primeiro grupo de Missionários da Consolata para trabalhar na Missão de São Pedro Claver de Miruro, na actual diocese de Tete.  O Fundador dos Missionários e das Missionárias da Consolata canonizado após o reconhecimento de um milagre atribuído à sua intercessão, que ocorreu na floresta amazónica brasileira, no Estado de Roraima: um homem foi atacado por um jaguar, que o feriu gravemente na cabeça. O incidente aconteceu a 7 de fevereiro de 1996, primeiro dia da novena ao Beato Allamano. O homem “recuperou milagrosamente a saúde, em poucos meses, e ainda hoje vive.

Na Missa da canonização participaram muitos peregrinos oriundos dos diferentes continentes onde trabalham os missionários e as missionárias da Consolata. Havia também um bom grupo de peregrinos de Moçambique, entre leigos, missionários e missionárias, e alguns bispos, incluindo o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, bispo de Tete e também missionário da Consolata.

Beato José Allamano, Fundador dos Missionários da Consolata, canonizado em Roma no dia mundial das missões

No próximo Domingo, dia 20 de outubro 2024, em Roma o Papa Francisco procederá à celebração da canonização do Beato José Allamano, Fundador dos Missionários da Consolata. Resta pouco tempo para podermos todos celebrar José Allamano como santo. O programa da canonização é o seguinte:

Sábado, 19 de outubro

20:00 – Vigília, acolhimento dos peregrinos, testemunhos: Igreja de Santa Maria in Vallicella – Roma

Domingo, 20 de outubro

10:30 – Celebração Eucarística e Rito de Canonização presidido pelo Papa Francisco – Praça de São Pedro, Roma

Segunda-feira, 21 de outubro 16:00 – Santa Missa de Ação de Graças – Basílica de São Paulo Fora dos Muros.

A caminho de Roma estão missionários e missionárias da Consolata dos quatro continentes e também muitos amigos deles oriundos também dos países de missão. Este encontro de diversidade manifesta a universalidade da Igreja e a alegria missionária.

José Allamano será proclamado Santo no Dia Mundial das Missões. Ele foi Pai de Missionários e muito fez para que a Igreja Católica celebrasse a anualmente o Dia Mundial das Missões.

O Fundador dos Missionários da Consolata deu também um importante contributo para a evangelização de Moçambique. No dia 30 de Outubro de 1925 chegaram a Moçambique o primeiro grupo de Missionários da Consolata destinados à Missão de São Pedro de Claver de Miruro, no distrito do Zumbo, actual Diocese de Tete. Foi o último grupo de missionários que enviou para África antes de morrer. Da Missão de Miruro, os Missionários da Consolata e as missionárias da Consolata partiram para a evangelização do Niassa, Cabo Delgado, Inhambane, Maputo, Nampula, etc.

A Diocese de Tete estará representada na cerimónia de canonização pelo seu Bispo, Dom Diamantino Antunes, também Missionário da Consolata.

Esta canonização deve alegrar os nossos corações e impulsionar os nossos passos para agradecer ao Senhor que dá à sua Igreja o dom da santidade de José Allamano.

Confiamo-nos a Maria Consolata, mulher do caminho, e pedimos a sua bênção para viver com intensidade esta canonização.

Visita ad Limina Apostolorum dos bispos Católicos de Moçambique ao Varicano

Os bispos de Moçambique estão em Roma para a visita “Ad Limina Apostolorum” ao Vaticano que ontem, dia 23 de Setembro, iniciou e que terminará no próximo dia 27 de Setembro. A visita “ad limina Apostolorum”, que significa no limiar, na entrada (das basílicas) dos apóstolos (Pedro e Paulo), é uma visita dos bispos diocesanos aos túmulos dos Apóstolos, na Diocese de Roma, a primeira de todas as Dioceses do mundo e onde está a Sé de Pedro, com quem se encontram na pessoa do Santo Padre.

Após nove anos, o episcopado moçambicano volta a realizar a visita à Santa Sé para um diálogo com os organismos centrais de governo da Igreja Católica, os Dicastérios da Santa Sé, e com o Papa Francisco e para apresentar relatórios de cada diocese e das diferentes comissões da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM). São previstas 15 reuniões, celebrações nas quatro basílicas maiores de Roma, um encontro com a comunidade moçambicana na cidade e uma audiência conjunta com o Papa Francisco.

Esta visita é uma visita de trabalho, de reuniões e de contactos que os bispos fazem junto da Santa Sé e dos seus diversos organismos, dicastérios e conselhos pontifícios”.

Os bispos vão com vontade de ouvir, mas também levam a sua experiência de Igreja que é importante para o Papa, é importante para os organismos da Santa Sé que vão visitar.

A situação social e política de Moçambique e os desafios pastorais são temáticas que vão marcar também a visita dos bispos ao Vaticano.

Para além das reuniões de trabalho nos vários organismos da Cúria Romana, o episcopado moçambicano vai encontrar-se com a comunidade moçambicana presente em Roma.

Bispo de Tete Visita Seminaristas da Diocese que estudam em Portugal

O Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, aproveitou da sua passagem por Portugal para visitar e encontrar-se, no dia 10 de Outubro, com os seminaristas da diocese de Tete enviados a estudar no seminário maior da Arquidiocese de Évora.

Logo pela manhã visitou na Paróquia de Samora Correia, próximo de Lisboa, o Padre Ananias Cambo Milissão, sacerdote diocesano de Tete, enviado este ano para formar-se em Direito Canónico. Ele vive e colabora como vigário paroquial na Paróquia de Samora Correia. Frequenta o 1º ano no Instituto Superior de Direito Canónico na Universidade Católica de
Lisboa. Está bem integrado e com empenho consegue compatibilizar a atividade académica com a actividade pastoral.

Em seguida, Dom Diamantino Antunes, deslocou-se à cidade de Évora para se encontrar com os seminaristas de Tete que frequentam, desde o início de Setembro, o Seminário Maior de Nossa Senhora da . Dois estudam no 1º Ano de Filosofia, o Clemente Vicente Daquire, da Paróquia de Santa Teresinha de Nkhanta, distrito de Chifunde, e o Crizaldo Piloto Chitucula da Paróquia de São Pedro de Tete, e dois no 1º Ano de Teologia, o Malizane  Alfanete Luís, da Paróquia de São Marcos de Luia, e o Caliano Fernando Cesário, da Paróquia de São José de Boroma. 
Primeiro encontrou-se com o reitor do seminário, Padre Gustavo Quiroga, e em seguida com os seminaristas. Com eles visitou também o Instituto Superior de Teologia de Évora onde estudam. Os seminaristas vão-se integrando gradualmente na nova realidade sócio-cultural e aproveitando bem as oportunidades formativas que lhe são oferecidas pelo seminário. O Bispo
terminou a visita com a celebração da Santa Missa para toda a comunidade do seminário de São José, um dos mais antigos de Portugal, fundado em 1577.

Ao fim do dia, Dom Diamantino Antunes, encontrou-se com o Arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho, para agradecer e reforçar a colaboração com a Diocese de Tete.

 

VII Semana de fé e Compromisso Social

Neste Domingo, 4 de Agosto, concluiu-se a VII Semana Nacional de Fé e Compromisso Social, sob o lema: “A caminho dos 50 anos da independência, como peregrinos da esperança”.

A Comissão Diocesana de Justiça e Paz, coordenada pelo Padre Elton João Laissone, levou a cabo uma série de palestras na Sé Catedral de Tete. Foi uma ocasião, escutando várias vozes, para fazer memória dos quase 50 anos de independência de Moçambique, com as suas luzes e sombras.

Durante a semana foram promovidos vários debates baseados nos cinco subtemas propostos pela Comissão Episcopal de Justiça e Paz.

A Semana Nacional de Fé e Compromisso social chamou a atenção para a necessidade de se ter consciência do caminho trilhado, e a urgência de melhorar o que falta completar, sobretudo a paz e a reconciliação e a necessidade de uma sociedade mais inclusiva.

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS