Visita Pastoral do Bispo de Tete à Paróquia de Santa Maria de Manje

Entre os dias 18 e 24 de Abril o Bispo de Tete realizou a visita pastoral à Paróquia de Manje, uma imensa paróquia com sede no distrito de Chiuta mas com comunidades também no distrito de Chifunde. Começou pelo norte, em Cassacatiza, na fronteira com a Zâmbia, tendo visitado e celebrado a Missa e Crismas nas zonas de Nsadzo, Cazimule, Luia, Chifune, Zuze Lipakwe e na sede de Manje. As celebrações foram bastante participadas e foi administrado ossacramento da Confirmação a 250 fiéis das comunidades visitadas.

Na vila de Luía, sede do distrito de Chifunde, D. Diamantino visitou um bom número de famílias e abençoou as suas casas. Esta visita pastoral foi de grande importância pois marca a passagem definitiva da direcção da paróquia de Manje das mãos da Equipa Missionária Venezuelana para o clero diocesano de Tete, na pessoa do Padre Sérgio Pedro Jassitene, novo pároco de Manje. A paróquia de Santa Maria de Manje foi fundada em 2006 e contou desde o início com a colaboração da Igreja Católica da Venezuela. Os Padres António Emérito e Jesus Godoy, juntamente com os leigos missionários Nestor, Efrem, Yurimar, Alonso, Yuranni e Génesis trabalharam incansavelmente na edificação das estruturas principais da paróquia, formação dos catequistas e abertura de novas comunidades cristãs. Hoje, Manje é uma paróquia viva e missionária.

Durante a visita pastoral, o Bispo de Tete agradeceu o contributo da Igreja Católica da Venezuela e motivou os católicos a estarem unidos e colaborar com os seus novos padres.

Em 2023 está prevista a criação da Paróquia de São Marcos de Luia, na sede distrital de Chifunde, com território a desmembrar da Paróquia de Manje. Neste momento, já existe uma paróquia no distrito de Chifunde, a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus de Nkanta, no Posto Administrativo de Vila Mwaladzi.

Manje 1   Manje 2   Manje 3

Santa Páscoa

Um Santo Natal

Votos de um Santo e Feliz Natal cheio de Esperança.

O Natal é a proclamação de um tempo novo, porque é a boa nova de que o Senhor Jesus vem, como um menino, ficar entre nós e com a força suave do seu amor não deixa ninguém sozinho.

No final de mais um ano,  conturbado e difícil, marcado pela pandemia da Covid 19 e outros contratempos, somos convidados a agradecer a Deus pelas realizações que conseguimos e  expressamos a nossa gratidão a cada um de vós pelo empenho, dedicação e carinho com que realizou as suas atividades ou compromissos.

Desejamos a todos Boas Festas, com muita força e entusiasmo para o ano de 2022.

Um SANTO NATAL e FELIZ ANO NOVO.

+Diamantino Antunes

Bispo de Tete

Missão de Boroma: Diocese de Tete Inícia Trabalhos de Reabilitação

No início de Novembro passado o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, acompanhando o leigo missionário Serafino Piras e a sua equipa de pedreiros e carpinteiros, testemunhou o início da reabilitação da histórica Missão de São José de Boroma.

Os imóveis da Missão, nacionalizados em 1975, foram devolvidos pelo governo em 2017. A dimensão das estruturas fazia duvidar da capacidade  da diocese em se lançar num árduo e dispendioso trabalho. Mas desde logo se sentiu a urgência de dar vida e devolver à sua beleza original  esta histórica missão, fundada em 1884 pelos missionários Jesuítas na margem direita do rio Zambeze a cerca de 25 quilómetros  de Tete. Estudos de reabilitação e viabilização foram feitos por importantes instituições, mas nada foi feito para parar a degradação em curso.

Agora já se vê luz no fundo do túnel.  Este importante e histórico centro educativo e evangelizador da região centro de Moçambique está a ser reconstruido.

Neste momento já está reabilitado o edifício da antiga residência das Irmãs de São José de Cluny que data do final do seculo XIX. Neste edifício e nos edifícios adjacentes do antigo Lar Feminino, em Maio deste ano irá instalar-se a Comunidade Terapêutica Feminina Fazenda da Esperança para a recuperação de jovens das dependências da droga, do alcool e de outras dependências.

Os edifícios da MIssão de Boroma serão recuperados por fase para estar ao serviço da população na sua vertente social e espiritual.

Agradecemos ao Leigo Serafino Piras e a toda a sua equipa de trabalhadores que, apesar de tantas dificuldades, levam para a frente tão importante obra. Agradecemos também aos nossos benfeitores que nos ajudam fazendo grandes sacrifícios.

Boroma 5   Boroma 2   Boroma 3   Boroma 5

Seminário Diocesano de Tete Conclui Ano Formativo

Hoje, dia 1 de Dezembro, os seminaristas do Seminário Propedêutico São João Maria Vianney de Tete regressaram às suas casas para as merecidas férias.

Concluiu-se assim o ano formativo com a celebração da missa de encerramento, na capela do seminário, presidida pelo Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes e concelebrada pela equipa formadora, Padres Agnano e Ananias e os Padres Sandro e Tiago, representando os professores e directores espirituais do seminário.

Foi uma ocasião para dar graças a Deus pelo ano formativo e ao mesmo tempo oportunidade para o bispo dar alguns conselhos aos jovens, para viverem como seminaristas as férias nas suas famílias e comunidades cristãs.

Terminaram o ano formativo 11 seminaristas de diferentes paróquias da Diocese (Inhangoma, Charre, Boroma, Songo, Tsangano, Vila Ulonguè e Domuè). Em Fevereiro a maior parte deles vai iniciar uma nova etapa formativa no Seminário Filosófico de Santo Agostinho, na Matola-Maputo.

Desejamos a todos umas boas férias e uma excelente caminhada formativa rumo ao sacerdócio.

Seminário 3   Seminário 2

ONDE ESTAMOS

Cúria Diocesana - Tete

Rua Pe. Domingos Ferrão, 81
Caixa Postal 218. TETE

Telefone fixo:+ 258 252 22017
e-mail: diocesedetete@gmail.com

Atendimento: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 12h.

CONTACTE-NOS