Visita Pastoral à Missão de São Pedro Claver de Miruro

No dia 14 de Agosto, Dom Diamantino Antunes visitou a Missão de São Pedro Claver de Miruro, a 45 quilómetros a norte da Vila do Zumbo. Situada na margem esquerda do rio Luangwa, na fronteira com a Zâmbia, a Missão de Miruro foi fundada em 1890 pelos Missionários Jesuítas provenientes da Missão de São José de Boroma. É o ponto mais ocidental de Moçambique, a 1.300 km do litoral.

Desde 1965, aquando do encerramento da missão, que nenhum Bispo celebrava Missa e crismava na igreja de Miruro. Dom Diamantino Antunes celebrou a Eucaristia para os católicos das comunidades vizinhas a Miruro. Participou a equipa missionária de Zumbo e Uncanha e um grupo de visitantes de Itália e Portugal. O Bispo de Tete destacou a importância do acontecimento e disse claramente que, apesar do estado ruinoso da missão depois de mais de 60 anos de abandono, a Missão de Miruro continua viva nas suas comunidades cristãs e  nos baptizados que a ela pertencem.

Um dos objectivos da visita de Dom Diamantino Antunes foi a de ver de perto o andamento dos trabalhos de reabilitação da missão, nomeadamente do trabalho de reabilitação da histórica e artística igreja de Miruro. Os trabalhos iniciaram no passado dia 13 de Maio e já estão a um bom ponto. Depois do trabalho de desbravamento e de limpeza que tornaram visíveis as ruínas dos diferentes edifícios da missão, iniciou os trabalhos de alvenaria e de cobertura da igreja de Miruro. Um trabalho longo e custoso, mas que vale a pena em memória de tantos sacrifícios e trabalhos realizados pelos primeiros missionários e também para dotar as comunidades cristãs da região de Miruro de um centro pastoral e paroquial digno.


Imprimir   Email