Reabilitação da Histórica Igreja de São Tiago de Tete

Um dos edifícios históricos da cidade de Tete, seu ex libris, é a igreja de São Tiago Maior, durante séculos igreja matriz da Paróquia de São Tiago de Tete criada em 1562.

A cidade de Tete apesar de ser um dos núcleos urbanos mais antigos de Moçambique, tem sentido dificuldade em conservar seu património histórico-arquitetónico. O pouco que existe está degradado ou em vias de desaparecer.

A igreja de São Tiago precisava urgentemente de obras para que não se perdesse um dos poucos vestígios da secular aquitectura histórico-religiosa do vale do Zambeze.  O trabalho de reabilitação, financiado pela Universidade Católica de Moçambique, já teve inicio e dará à cidade de Tete mais beleza.

Localizada na margem direita do Rio Zambeze, a Igreja de São Tiago foi sofrendo alterações ao longo dos séculos. O edifício na sua actual forma remonta a meados do século XIX. Em 1950, nas imediações da igreja fundou-se e desenvolveu-se o Colégio de São José. Em 1962, com a criação da Diocese de Tete, a Igreja de São Tiago passou a ser Sé Catedral.

Em 1975, a antiga Igreja de São Tiago foi nacionalizada, passando a servir de Catedral, a Igreja de Nossa Senhora da Paz. O colégio de São José também foi nacionalizado e transformado em escola secundária: Escola Comercial Mártires de Wiyamu. A igreja de São Tiago deixa de ter uso religioso e degrada-se com o tempo.

Em 2008 o Governo devolve à Diocese de Tete a igreja de São Tiago e os edifícios escolares. Onde se passou a instalar a Universidade Católica com a sua Faculdade de Gestão de Recursos Naturais e Mineralogia. A igreja de São Tiago, depois de obras de reabilitação, voltou a abrir as suas portas para o culto religioso, como sede da capelania universitária.

Futuramente, além de lugar de visita, a igreja de São Tiago Maior continuará a poder desempenhar melhor a sua missão religiosa como “pulmão religioso” na cidade de Tete.

Igreja São tiago 2 Igreja São tiago 4 Igreja São tiago 3