Vista Pastoral à paróquia de Changara

A Paróquia de Maria Auxiliadora de Changara  teve a visita pastoral  entre os dias 21 e 24 de Julho.

O Bispo de Tete iniciou a sua visita na Comunidade de Gola, localidade de Ntegamau, e encerrou neste Domingo, 24 de Julho, na sede de Changara com a celebração da Santa Missa Solene  e a administração do Crisma.

Durante os 4 dias de permanência em Changara, Dom Diamantino, visitou as 4 comunidades situadas na vila, Nossa Senhora de Fátima, São João Baptista, São Carlos Lwanga e Espírito Santo. Visitou um grupo de famílias de cada comunidade e celebrou a Missa em duas destas comunidades. Visitou também o Centro de Saúde, o Centro Penitenciário, o Comando da Polícia e fez romagem ao cemitério de Changara para uma oração de sufrágio pelos defuntos.

No sábado, dia 23 de Julho, visitou a localidade fronteiriça de Cuchamano. Celebrou a Missa na nova igreja dedicada ao Papa São Paulo VI com a participação de um bom grupo de católicos vindos do Zimbabwè pertencentes à Paróquia de Osozi. Na parte da parte, o Bispo visitou e abençoou algumas famílias de Cuchamano.

A paróquia de Changara tem como pároco o Padre Oliveira Almone, do clero diocesano de Tete,  e conta desde o ano passado com a presença da Congregação das Irmãs do Menino Jesus. A Paróquia Maria Auxiliadora foi fundada em 1965 pelos Padres de Burgos. Conta actualmente com 13 comunidades cristãs e o seu território, depois da criação da Paróquia de Matambo no norte do Distrito de Changara, está situado no Posto Administrativo de Changara-Luenha. A Paróquia tem em funcionamento 2 lares para alunos/as e uma escolinha para crianças do ensino pré-primário.

IMG 20220725 WA0012 IMG 20220721 WA0033 IMG 20220725 WA0049