O Bispo de Tete efectuou a visitou a Paróquia de São João Baptista de Moatize de 27 a 30 de Julho.
A visita pastoral organizou-se em 3 momentos: visita a algumas comunidades rurais, visita aos núcleos urbanos e encontros com os movimentos, conselho pastoral e jovens.
Dom Diamantino Antunes, acompanhado pelo pároco, Padre José Lopez, visitou e celebrou a Missa nas comunidades de Cachoeira, Matxira, Mualadzi, Thumbalanyuche e Kambulatsisi, situadas no Posto Administrativo de Moatize e no Posto Administrativo de Kambulatsisi. Visitou também as 7 comunidades urbanas situadas nos bairros 1º de Maio, Liberdade e 25 de Setembro. Encontrou-se ainda com os fiéis de cada uma delas e abençoou algumas casas em cada comunidade.
Foi uma ocasião para conhecer com maior proximidade os católicos e a sua realidade sócio-pastoral. Em todos os lugares o bispo foi acolhido com grande fraternidade e alegria.
Dom Diamantino encontrou-se na sede paroquial com os membros dos Movimentos laicais existentes na Paróquia - Legião de Maria, Apostolado de Oração, e e Associação dos Devotos de Maria Auxiliadora - e com os grupos de adolescentes e jovens existentes na Paróquia: Amigos de Domingos Sávio, Infância Missionária, Missionários Sem Fronteiras, Acção Missionária Apostólica e Acólitos. Reuniu-se também com o Conselho Pastoral Paroquial tendo feito na ocasião um balanço positivo da visita pastoral e deixado algumas recomendações no sentido de reestruturar e revitalizar a paróquia.
Tudo se concluiu, no sábado à tarde, 30 de Julho, com a solene Eucaristia na qual foram confirmados 51 fiéis.
A paróquia de São João Baptista de Moatize fou fundada em 1958 pelos Padres de Burgos. Em 1975 os Padres Salesianos assumiram a cura pastoral da paróquia e continuam a prestar o seu serviço missionário nesta cidade carbonífera. Em Agosto de 2021, há 1 ano atrás, a Paróquia de São João Baptista foi desmembrada com a criação da Paróquia de São João Bosco, com sede na cidade de Moatize, no Bairro 25 de Setembro.