Ministros Extraordinários da Distribuição da Comunhão da Vigaria de Tete fazem Peregrinação ao Santuário de São José de Boroma

Os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão das Paróquias da Vigararia de Tete (cidade de Tete, Moatize, Changara e Boroma) peregrinaram de 29 a 30 de Julho ao Santuário de São José de Boroma. Os 110 ministros leigos presentes, além dos  momentos de oração (Via Sacra, Terço, Adoração Eucarística e Missa) foi uma ocasião para formação e partilha de experiências sobre a vivência deste importante serviço nas diferentes comunidades cristãs. O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II (1962-1965) pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3).

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.

A faculdade de escolher ministros extraordinários da Sagrada Comunhão foi dada pelo Papa Paulo IV com a instrução Immensae Caritatis, de 1973. Os leigos podem a partir dessa data além da distribuição da Eucaristia dentro e fora da Missa,  fazer a Exposição do Santíssimo Sacramento e presidir a celebração da Palavra. 

A peregrinação foi participada pelo Bispo de Tete,Dom Diamantino Guapo Antunes. Na sua intervenção, além de invocar a comemoração dos 50 anos da instituição do Ministério da distribuição da Sagrada Comunhão, recordou os critérios para a a selecção, preparação e provisão dos ministros leigos. Agradeceu igualmente a colaboração e o trabalho realziado nas comunidades cristãs por todos os ministros presentes na peregrinação.


Imprimir   Email