Diocese de Tete Celebra o Dia do Doente no Hospital de Tete

A Diocese de Tete celebrou no dia 19 de Fevereiro, o Dia Mundial do Doente com uma Missa solene celebrada pelo Bispo de Tete no Hospital Provincial de Tete. Na Santa Missa, celebrada ao aberto, entre duas enfermarias participaram dezenas de católicos das diferentes paróquias de Tete acompanhados pelos seus Sacerdotes e Irmãs religiosas . A Missa foi animada pelo coro da Paróquia de São Carlos Lwanga de Canongola.

O Bispo de Tete recordou na homilia que “o primeiro cuidado de que necessitamos na doença é uma proximidade cheia de compaixão e ternura. Por isso, cuidar do doente significa, antes de mais nada, cuidar das suas relações, de todas as suas relações: com Deus, com os outros – familiares, amigos, profissionais de saúde –, com a criação, consigo mesmo. Todos somos chamados a empenhar-nos para que tal aconteça. Olhemos para o exemplo de Jesus, contemplemos a sua capacidade de parar e aproximar-se, a ternura com que trata as feridas do irmão que sofre”.

Todos juntos os fiéis católicos rezaram pelos doentes e pelo pessoal de saúde. Dom Diamantino Antunes agradeceu o empenho dos movimentos laicais, dos ministros extraordinários da distribuição e dos ministros da esperança da cidade de Tete pelo trabalho pastoral realizado no hospital a favor dos doentes com as visitas, a oração e a ajuda material. Apresentou o novo capelão do hospital de Tete, o padre Oliveira Almone, que a partir de agora é o coordenador da Pastoral da Saúde a nível da cidade de Tete.

No ofertório, os participantes foram generosos na entrega de produtos alimentares que depois da Missa foram entregues por todos os doentes, enfermaria por enfermaria.

Dia do Doente 1


Imprimir   Email