No fim de semana de 25 a 26 de Outubro, Dom Diamantino Antunes este na cidade de Moatize. No Sábado, celebrou a Santa Missa na Paróquia de São João Bosco de Moatize, onde deu posse ao novo pároco, o Padre Lucas Romão escova, sacerdote Salesiano, e administrou o Santo Crisma a um grupo de 103 fieis da paróquia.
Na parte da tarde, o Bispo de Tete, benzeu a capela de Santa Barbara, situada no Bairro 1º de Maio, antigo acampamento dos mineiros em Moatize. Trata-se do primeira escola-capela construida na actual cidade de Moatize pela Compamnhia Carbonífera de Moatize e colocada ao serviço dos trabalhadores das Minas de Moatize nos finais de 1940. A maior parte dos mineiros, na sua quase totalidade naturais da Angónia, eram já católicos. Aos Domingos frequentavam a capela e durante a semana a capela era escola que estava ao serviço da educação dos seus filhos. O seu primeiro professor foi João Santana Afonso.
A origem da capela de Santa Barbara está directamente associada à devoção a Santa Barbara, considerada a protectora dos mineiros, cuja festa litúrgica era celebrada no dia 4 de dezembro.
Em 1975, a capela de Santa Barbara foi nacionalizada e encerrada ao culto religioso. Passou a funcionar como escola primária, renomeada escola primária Josina Machel. Nos últimos anos, o edifício da antiga capela de Santa Barbara foi vandalizado e abandonado. Uma autentica ruína que metia dó ver, conhecendo a sua história e contributo educativo dado a Moatize. Em 2023, o Bispo de Tete fez o pedido ao Governo provincial para a sua devolução à Igreja Católica. Concedida a autorização, em 2025 iniciou-se o trabalho de reabilitação da capela, tendo os trabalhos sido coordenados pelo Irmão Serafino Piras. Terminada reabilitação, a capela foi entregue à Paróquia de São João Baptista de Moatize para estar ao serviço dos católicos que residem no Bairro 1º de Maio para nesse espaço realizarem actividades de âmbito pastoral e social.
A inauguração e bênção da capela foi presidida por Dom Diamantino Antunes. Depois da bênção foi celebrada a Santa Missa com a presença de muitos fiéis das comunidades católicas sediadas no Bairro 1º de Maio. Participou na cerimónia o Administrador do Distrito de Moatize e a sua esposa.
No Domingo, 26 de Outubro, Dom Diamantino celebrou a Eucaristia na Paróquia de São João Baptista bde Moatize, tendo na ocasião administrado o Santo Crisma a um grupo de 65 fieis.