No passado Domingo, dia 14 de Abril, o Bispo de Tete deu posse ao novo pároco da Paróquia dos Santos Mártires da Uganda de Matundo, na cidade de Tete.
Trata-se do padre James Milward Kasitomu, mais conhecido por Padre Jaime, Missionário Comboniano natural do Malawi.
A cerimónia teve lugar durante a Eucaristia, com a participação de muitos fiéis. Depois da leitura da provisão de nomeação como pároco, o Padre Jaime fez a sua profissão de fé e juramento de fidelidade perante o Bispo de Tete. Dom Diamantino Antunes fez em seguida a entrega das chaves da igreja e do sacrário, sinais da tomada de posse da paróquia e compromisso de responsabilidade para bem servir e amar a comunidade paroquial que lhe foi confiada.
O padre Jaime, que trabalhou como missionário no Brasil Malawi e Zâmbia, sucede ao padre Guilherme Chacón Rodriguez que foi pároco de 2021 a 2024. O Bispo de Tete na homilia desejou um fecundo trabalho pastoral ao novo pároco, apelando à colaboração leal e pronta de todos com ele para o bem da Paróquia de Matundo.
A Paróquia de Matundo, fundada em 1950, apesar de sucessivas divisões, continua a ser a maior paróquia da cidade de Tete e está em pleno crescimento. Além dos missionários Combonianos, fazem parte da equipa Missionária as irmãs Vicentinas.
Depois da Missa houve reunião do Bispo com o Conselho Pastoral Paroquial durante o qual se passou em resenha aqueles que são os desafios mais importantes que a paróquia tem pela frente, mormente a auto-sustentabilidade económica.