Missa Crismal na Catedral de Tete

MISSA CRISMAL NA CATEDRAL DE TETE

Terça-Feira, 26 de Março, pelas 18.00, na Sé Catedral de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes, presidiu à Santa Missa Crismal.

Concelebraram com o Bispo de Tete a quase totalidade dos 70 sacerdotes, entre diocesanos e missionários, que trabalham na Diocese de Tete.

Houve uma grande participação de fiéis das paróquias da cidade de Tete, entre quais muitos jovens que este ano receberão sacramento do Crisma.

De facto, além da renovação das promessas sacerdotais por parte dos sacerdotes, houve também o ritual da bênção dos óleos dos catecúmenos e dos enfermos e a consagração do óleo do Crisma.

Na homilia, Dom Diamantino Antunes, convidou os católicos de Tete acompanhar e apoiar os sacerdotes, com amizade: "Rezemos juntos por todos, de modo particular por aqueles sacerdotes que vivem com dificuldade e na solidão o seu trabalho pastoral de modo que se sintam ajudados e confortados pela amizade com o Senhor e com os irmãos".

Apelou aos sacerdotes para cuidarem bem dos católicos são confiados à sua cura pastoral; "Se os fiéis católicos têm o dever de cuidar bem dos seus padres, do mesmo modo os padres devem cuidar e respeitar todos os seus paroquianos.

...Meus irmãos sacerdotes não esqueçam quem faz a obra da igreja não somos nós, é o Espírito Santo de Deus. Nós somos apenas canais, aqueles que levam a Palavra de Deus para o povo de Deus para alimentá-lo e fazê-lo crescer".

Como já é habitual, o Bispo de Tete reuniu-se da parte da manhã com os sacerdotes diocesanos de Tete para uma reflexão sobre a importância da comunicação na vida comunitária e foi feita uma avaliação da situação de cada uma das comunidades sacerdotais diocesanas. À tarde reuniu-se com todos os sacerdotes em conselho presbiteral alargado onde foi feita uma avaliação da acção pastoral no primeiro trimestre deste ano pastoral dedicado à missão dos discípulos missionários. 


Imprimir   Email