Visita Pastoral à Paróquia do Zobué

Visita Pastoral à Paróquia do Zobué

A Visita Pastoral à paróquia de Zobuè decorreu de 10 a 15 de Dezembro. Acompanhado pelo pároco, Padre Marcos Valadares, pelo vice-pároco, Padre Clayton Luiz e o Leigo Pedro Sousa, Missionários da Canção Nova, o bispo de Tete iniciou a visita à Comunidade de Kaphirizanje, a 30 km de Zobuè. Nos dias seguintes celebrou a Eucaristia e administrou o sacramento do Crisma em Nkondedzi, Mussacama, Booke e na sede paroquial de Zobuè.

Foram crismados 290 cristãos. D. Diamantino, na sua catequese motivou os crismados a empenhar-se seriamente nos trabalhos das suas comunidades assumindo tarefas de responsabilidade. Exortou a todos a ser mais activos e missionários nas suas comunidades, fora e dentro da igreja. Apelou para a necessidade de todos se envolverem na pastoral de visitação das famílias e da recuperação dos fiéis que abandonaram a igreja católica e entraram nas seitas que abundam em grande número dos povoados da região. 

A Comunidade Canção Nova assumiu o cuidado pastoral da Paróquia de Zobuè em Dezembro de 2019 e a partir de 2021 também a direcção do Santuário diocesano de Nossa Senhora Conceição situado no antigo Seminário de São João de Brito.

A Paróquia de Zobuè foi criada em 13 de Janeiro de 1950. Conta actualmente com 38 comunidades cristãs. Os Missionários da Canção Nova estão realizando um excelente trabalho de assistência espiritual e pastoral. Visitam as comunidades, as famílias e os doentes. Os frutos deste empenho apostólico já se começam a ver. 


Imprimir   Email