Visita Pastoral à Paróquia de São João Bosco de Moatize

Concluiu-se hoje a visita pastoral à Paróquia de São João Bosco de Moatize com a celebração da santa Missa na sede paroquial e a administração do Crisma a 51 baptizados.

Depois de ter criado esta nova paróquia em Moatize a 31 de Janeiro de 2021, desmembrada da Paróquia de São João Baptista de Moatize, o Bispo de Tete efectuou agora a primeira visita pastoral.

No primeiro dia da visita, Dom Diamantino acompanhado pelo pároco, Padre Anton Grm e pelo coadjuctor, Padre Ephraim Chukwuemeka, visitou a escola primária de São Carlos Lwanga situada na paróquia, com 1650 alunos, e a Escola Primária Vera Occhiena das Irmãs Salesianas, frequentada por 683 alunos e ainda a Escolinha, também dirigida pelas Irmãs. Em seguida, depois de ter saudado o Administrador do Distrito de Moatize, visitou o Núcleo de Santa Isabel, no Bairro Malabwe. Da parte da tarde visitou o Núcleo de São Pedro e São Paulo e celebrou a Eucaristia na comunidade de São Vicente Paulo, situada no Bairro de Bagamoio.

No dia 4 de Agosto, Dom Diamantino deslocou-se a Nsungo, no extremo sul do distrito de Moatize, onde celebrou na Comunidade de São Domingos Savio. Devido à distância, ao mau estado da estrada, esta comunidade esteve abandonada a si mesma durante muitos anos. Os poucos católicos, porém, não desistiram de rezar e agora a comunidade está a reerguer-se com a visita dos missionários.

O terceiro dia da visita, 5 de Agosto, foi dedicado ao encontro com o Conselho Paroquial Pastoral, de manhã, e com os jovens da paróquia da parte da tarde. No final do dia, Dom Diamantino celebrou a Missa de Acção de Graças por ocasião dos 150 anos da fundação das Filhas de Maria Auxiliadora (Irmãs Salesianas) e de 70 anos de presença em Moçambique. As Irmãs Salesianas trabalham em Moatize desde 2002 e dedicam-se sobretudo à educação e formação da juventude.

A Paróquia de São João Bosco de Moatize, apesar de ser uma das mais jovens da Diocese de Tete, é uma paróquia dinâmica e em plena consolidação. Está formada por 10 comunidades cristãs, 4 situadas na cidade de Moatize (Bairros Malabwe, Chipanga, Chithatha e Bagamoio) e 6 comunidades rurais: Benga, Chinguede, Nhambalualo, Mitsanha, Catsanha e Nsungo, todas situadas à beira do rio Zambeze.

Moatize 2  Moatize 3 Moatize 4