Visita Missionária do Bispo de Tete à Eslováquia

Depois de concluída a visita “Ad limina Apostolorum” a Roma, Dom Diamantino Antunes, visitou de 29 de Setembro a 3 de Outubro a Eslováquia, um país da Europa Central, para uma série de encontros e celebrações. Foi acompanhado pelo leigo missionário Pedro Pagac, que colabora com a Diocese de Tete com a “Clinica Móvel Padre Pio” que presta assistência médica e medicamentosa a diferentes aldeias nos distritos de Moatize (Paróquia de São João Bosco), Changara (Paróquia de Matambo) e Marara (Paróquia de Boroma).

A Eslováquia, separou-se em 1993, da antiga Checoslováquia. Têm uma superfície de 49.00 Km2 (metade da diocese de Tete) e quase 6 milhões de habitantes. Cerca de 62% da população do país é católica. O país é divido em 8 dioceses, incluindo 3 arquidioceses. A Eslováquia é o terceiro país mais católico dos países eslavos, superada pela Polónia e Croácia.

Nesta visita, o Bispo de Tete agradeceu a colaboração prestada por esta igreja local à Diocese de Tete. Da actual Eslováquia eram originários alguns dos missionários jesuítas fundadores das missões de Boroma (1885) e Miruro (1890), dos quais se destacam os Padres Estevão Czimmerman e Ladislau Manyharth.

Das actividades realizadas na Eslováquia por Dom Diamantino Antunes, destaca-se as celebrações eucarísticas na Paróquia de Most pri Bratislava e na igreja dos Jesuítas em Bratislava, os encontros com o Núncio Apostólico, Dom Nicola Girasole, com o Director das Pontifícias Obras Missionárias da Eslovaquia, Padre Ivan Knaze, o reitor da Universidade de Santa Elisabeth e o Padre Marian Kuffa, em Zakovce e as entrevistas na televisões LUX TV e Slovakia Christiana. Dom Diamantino Antunes, visitou também Budapeste, na Hungria, onde manteve contacto com os jesuítas e deu uma entrevista à Televisão Católica EWTN (Eternal Word Television Network). Em Viena de Austria visitou a Missio Austria e se encontrou com o seu director Padre Karl Wallner.

Foi uma oportunidade para agradecer a colaboração da Igreja Católica da Eslováquia com a Diocese de Tete, estabelecer contactos e futuras colaborações e apreciar o dinamismo missionário desta nação do centro da Europa.


Imprimir   Email