Peregrinação Diocesana ao Santuário do Zobuè -Tete

De 13 a 14 de Agosto as paróquias da Diocese de Tete peregrinaram ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição no Zobuè, distrito de Moatize, na fronteira com o Malawi.

Centenas de peregrinos vindos dos quatro cantos da diocese, sacerdotes, religiosas, mulheres, homens, jovens adolescentes e crianças, foram acolhidos no Santuário pela Comunidade Fazenda da Esperança e pela paróquia do Zobuè.

A peregrinação deste ano teve como tema - "Maria levantou-se, foi apressadamente para a montanha". Com estas palavras o evangelista São Lucas descreve a paixão missionária da Virgem Santa Maria que depois do anúncio do Anjo Gabriel levou de imediato o anúncio da Incarnação do Filho de Deus a Isabel.

O Bispo de Tete, na homilia da Missa conclusiva da peregrinação, reafirmou mais uma vez a necessidade de todos serem missionários. Afirmou: "Maria, hoje convida-nos a ser missionários, como ela foi e é. Pede-nos que visitemos os nossos irmãos e lhe levemos Jesus Cristo, como ela fez na visita à sua prima Santa Isabel. Sim irmãos, devemos ser Igreja Missionária, uma igreja em saída." Um momento muito sugestivo da peregrinação foi a subida pela madrugada dos peregrinos ao monte da Esperança em romagem à capelinha de Nossa Senhora da Piedade.

Os sacerdotes estiveram na noite de Sábado para Domingo à disposição dos peregrinos para as confissões, enquanto por grupos, as paróquias faziam a adoração ao Santíssimo Sacramento na igreja do santuário. A liturgia da peregrinação esteve a cargo das paróquias da vigararia de Tete.

A peregrinação ao Santuário do Zobuè está revelando-se um momento providencial de encontro com Deus e de reconciliação. Uma manifestação do espírito de comunhão e família a nível diocesano.

Peregrinação Zobue 6 Peregrinação Zobue 3 Peregrinação Zobue 5 Peregrinação Zobue 1Peregrinação Zobue 4