Dom Diamantino Guapo Antunes inaugurou neste Sábado, dia 31 de Agosto, o Salão Polivalente da Comunidade de São Daniel Comboni de Chimbonde, Paróquia de Matundo na cidade de Tete. A obra, construída pela Caritas Diocesana de Tete com o apoio da Diocese de Rottenburg-Stuttgart (Alemanha), está ao serviço da população reassentada do Bairro Chingodzi para Chimbondi, aquando do ciclone Idai em 2019 quando as inundações provocadas pelas águas do rio Revubwe destruíram as suas casas.
Desde a primeira hora a diocese de Tete e a Paróquia de Matundo acompanharam e ajudaram material e espiritualmente as famílias que tiveram de recomeçar as suas vidas em Chimbonde. A Diocese de Tete projectou a construção de infraestruturas que sirvam a população e sejam também a base de uma futura paróquia. Depois da inauguração, em 16 de Dezembro de 2023 de um Centro Polivalente, que serve de escolinha e de centro de costura para a promoção da mulher, foi a vez da construção de um amplo salão polivalente para encontros, formações e celebrações litúrgicas.
Depois da bênção do salão, Dom Diamantino Antunes presidiu à Santa Missa de acção de graças a agradecimento pela construção do salão. Na sua homilia, Dom Diamantino Antunes, sublinhou a importância deste edifício que está ao serviço de todos, sobretudo e agradeceu todos os que tornaram possível a concretização deste projecto, nomeadamente os católicos da Diocese de Rottenburg-Stuttgart, a Caritas Diocesana de Tete, na pessoa da leiga missionária Génesis Machado, e a equipa missionária da Paróquia do Matundo.
A celebração da Santa Missa foi também a ocasião para a Diocese de Tete se despedir e agradecer o trabalho realizado pela leiga missionária Génesis Machado a nível diocesano em 7 anos de presença em Tete. Cinco anos, na paróquia de Manje, integrada na equipa missionária venezuelana, e 2 anos como responsável de projectos da Caritas Diocesana. Génesis foi também durante vários anos responsável da Comissão Diocesana da Juventude.