Bispo de Tete participa em Encontro de Bispos em Roma

Um grupo de 80 bispos nomeados pelo Papa Francisco nestes últimos 4 anos para diferentes dioceses na África, Ásia, América e Oceânia esteve reunido de 5 a 17 de Setembro.  Deste grupo fazia parte Dom Diamantino Guapo Antunes, bispo de Tete. De muito longe, convergiram em Roma para um encontro de formação e troca de experiências pastorais, promovido pelo dicastério da Evangelização. Os trabalhos decorrem no Pontifício Colégio São Paulo Apóstolo.

O programa de formação foi articulado em 8 temas fundamentais, cada um deles aprofundado em diferentes palestras. O primeiro tema dizia respeito à "Relação do bispo diocesano com o Dicastério para a Evangelização", e o serviço prestado por este às novas Igrejas particulares e o importante papel desempenhado pelas Pontifícias Obras Missionárias. Estruturas, competências e atividades.

O segundo tema tratado foi "A Cúria Romana" e a sua recente reforma. Abordou-se também a questão da Santa Sé e as relações com os Estados, com algumas indicações sobre as relações entre a Igreja Católica com os governos locais.

Dois dias foram dedicados ao aprofundamento sobre a evangelização, abordando o anúncio da fé, o uso dos meios de comunicação, o diálogo ecumênico e inter-religioso, o contributo da Igreja Católica para a educação, o serviço da caridade e o Colégio Episcopal.

Os dias seguintes foram dedicados à responsabilidade do Bispo Diocesano em relação à Liturgia, à formação sacerdotal e a sua relação com o seu clero diocesano, celibato e maturidade afectiva, a responsabilidade na diocese pela protecção dos menores e adultos vulneráveis; a administração da justiça na diocese, o cuidado da Vida Consagrada, o Apostolado dos Leigos e os movimentos laicais, a pastoral familiar, a formação dos catequistas.

O encontro terminou no dia 17 de Setembro, com a celebração da Missa na Basílica de São Pedro e a audiência com o Papa Francisco. Um encontro fraterno, onde o Santo Padre escutou os bispos e pediu-lhes que mantenham sempre fortes laços de proximidade com Deus, o povo, os pobres e os sacerdotes.

Bispos Roma 2           Bispos Roma 1