Visita Pastoral à Paróquia do Songo

O bispo de Tete visitou a Paróquia do Songo de 22 a 27 de junho como era previsto no calendário diocesano.  Na tarde do dia 22 à entrada da Paróquia,  D. Diamantino foi acolhido pelo pároco de Songo, Padre Manuel Ramirez e pelo seu coadjuctor, o Padre Alberto Font, juntamente com um grupo de fiéis. Depois da boas vindas,  foi abençoado um cruzeiro que assinala os 50 anos da fundação da Paróquia de São José Operário do Songo. O programa da visita pastoral, apresentado previamente ao bispo era muito intenso e completo. Compreendia visita às comunidades cristãs da Paróquia, encontro com as diferentes comissões paroquiais e com o conselho paroquial, encontro com os jovens, grupos e movimentos laicais. Houve também a visita ao cemitério onde foi dedicado um momento de oração, ao Hospital distrital e ao Centro Penitenciário. Juntamente com a comissão da caridade o Bispo visitou os pobres assistidos pela paróquia.

A administração do crisma realizou-se em três celebrações: na comunidade de Mulumba, Chirodzi e na sede paroquial, num total de 79 crismas.

Apesar das dificuldades de acesso, realizou-se também a visita à comunidade de Nossa Senhora de Guadalupe situada no cimo do monte Mulumba. D. Diamantino,  o Padre Alberto Font e uma delegação paroquial atravessaram de canoa a albufeira de Cabora Bassa e subiram a íngreme montanha até à comunidade enchendo de alegria os corações dos fiéis da zona pastoral de Chiputi que não esperavam ser visitados dada a sua localização

songo 2  songo 2

A visita pastoral terminou no Domingo, dia 27 de Junho. Durante os vários encontros mantidos com os agentes de pastoral foi manifestado o apreço pela a acção da equipa missionária e pelo andamento da paróquia no geral.

A Paróquia de Songo acaba de celebrar o Jubileu dos 50 anos da sua fundação. A paróquia de São José foi fundada a 7 de Outubro de 1970 quando se procedia à construção da barragem de Cabora Bassa.