Graduação das Crianças das Escolinhas da Diocese

O ano escolar está a terminar. É tempo de avaliação e graduação. Também as escolinhas estão encerrando para férias.

A Diocese de Tete nas paróquias de muitas das nossas vilas e cidades tem uma cada vez maior e mais qualificada rede de ensino pré-primário.

No total são 13 escolinhas em funcionamento, de Inhangoma ao Domuè, do Fingoè até Changara e Chitima. No próximo ano está prevista a abertura das escolinhas de Tsangano, Songo e Zobuè-Fazenda da Esperança. Este conjunto de escolinhas é frequentado por mais de 1000 crianças, dos 3 aos 6 anos de idade, dos mais variados estractos sociais. Além das primeiras letras, as crianças, acompanhadas por monitoras e Irmãs Missionárias, socializam e interiorizam os valores humanos e espirituais da pedagogia católica.

Nestes dias, as escolinhas graduaram centenas de crianças que no próximo ano ingressarão no ensino primário levando consigo uma boa bagagem intelectual e humana.

O contributo da Igreja Católica à educação na província de Tete começa nestas escolinhas e prolonga-se no ensino primário, secundário, técnico e universitário

Escolinhas 4 Escolinhas 1 Escolinhas 5 Escolinhas 3