Zobué: Agradecimento ao Casal Ildo e Iraci da Fazenda da Esperança

Foi com um sentido de profundo agradecimento e alguma tristeza que a Diocese de Tete se despediu do casal missionário Ildo e Iraci Foppa, membros da comunidade Fazenda da Esperança. Regressaram ao Brasil depois de muitos anos de serviço missionário em Moçambique, em circunstâncias nem sempre fáceis, ao serviço dos mais frágeis da nossa sociedade: os jovens vitimas da droga, do álcool e de outras dependências e males dos nossos tempos.

Primeiro na Fazenda da Esperança de Dombe, Diocese de Chimoio, e a partir de 2020 na Fazenda da Esperança do Zobuè, na nossa diocese. Foi neste lugar, acolhedor, que muitos diocesanos conheceram o casal Foppa, seja nas peregrinações ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição, seja quando por alguma situação familiar mais difícil ali acorriam para encontrar ajuda na Fazenda da Esperança.

Através do seu empenho, em colaboração com a Diocese de Tete, o que era um lugar de desolação e ruínas - o antigo seminário do Zobuè - transformou-se a pouco e pouco num lugar de grande beleza e funcionalidade. Um pulmão espiritual para a nossa diocese, com o Santuário, um porto de abrigo e uma família, a Fazenda da Esperança de São João de Brito, para tantos jovens moçambicanos que procuram libertar-se das amarras das dependências e recomeçar uma vida nova e assim reconquistar a sua dignidade.

Para a população que vive nas redondezas da Fazenda da Esperança, sobretudo a aldeia de Mwezi, abriu-se uma escolinha modelo para as crianças, promoveu-se a agricultura, com o associativismo e a distribuição de sementes melhoradas e adubo, montou-se um silo para armazenamento de cereais e outras coisas mais. Tudo isto foi feito dinamizado por este casal em colaboração com outros membros da Comunidade Fazenda da Esperança que foram chegando e que agora dão continuidade a esta importante obra espiritual e social que é a Fazenda da esperança do Zobuè.

Sobretudo destacamos e agradecemos o seu testemunho de serviço generoso, a sua fé simples, profunda,sólida e fecunda

Continuamos juntos. Até sempre.


Imprimir   Email