Visita Pastoral de Dom Diamantino à Paróquia de Mavudzi Ponte

De 19 a 22 de Novembro o Bispo de Tete a visita pastoral à Paróquia de São Pedro Julião Eymard de Tete de Mavudzi Ponte, com sede no distrito de Chiuta.

Esta é a terceira visita pastoral que Dom Diamantino Antunes efectua a esta paróquia fundada em 2009, situada na margem esquerda do rio Mavudzi, e confiada à cura pastoral dos Padres Vicentinos com a colaboração das Irmãs Vicentinas. A paróquia em composta por 69 comunidades cristãs situadas no distrito de de Chiuta, mas também no distrito de Moatize. O complexo paroquial é constituído por amplos e funcionais edifícios construídos pelo Padre Tarcisio Candian, missionário Comboniano,  a partir do ano 2000. Além da igreja, residência dos missionários e das missionárias, existe a Escola Comunitária do Ensino Secundário, o Centro de Saúde e maternidade de São José, os lares masculinos e femininos.

Dom Diamantino Antunes fez a visita pastoral às zonas de Cazula, Catxola, Caimba, na comunidade de Kaunda, e à Zona de Mavudzi Ponte. Celebrou a Santa Missa e crismou duas centenas de fiéis nas comunidades visitadas. Falou nas suas catequeses sobre o Ano Jubilar e sobre a situação da diocese de Tete. Em Cazula e em Kaunda celebrou a Missas nas novas igrejas cuja construção está a ser concluídas. Um facto insólito aconteceu na comunidade de Catxola. Uma senhora grávida depois de receber a unção do sacramento do Crisma deu à luz um menino para a surpresa e alegria de todos. À criança os pais deram o nome de Diamantino.

O Bispo de Tete teve oportunidade de visitar a Escola Secundária, o Centro de Saúde, o Posto Policial e rezar no cemitério de Mavudzi Ponte.

No último dia da visita, dia 22 de Novembro, Dom Diamantino deu posse ao novo pároco de Mavudzi Ponte, o Padre Dionísio Samuel.     


Imprimir   Email