Visita Pastoral à Paróquia de Charre Mutarara

O Bispo de Tete fez a visita pastoral à Paróquia de São Pedro Claver de Charre, distrito de Mutarara e distrito de Doa, entre 6 e 11 de Julho. Foi a terceira visita pastoral efectuada por Dom Diamantino Antunes à Paróquia de Charre nestes 3 anos de episcopado.

A visita começou pelo Distrito de Doa, tendo prosseguido nas zonas pastorais de Caterina, na povoação de Chueza, a zona de Fortuna, nas margens do rio Zambeze, a zona pastoral de Doa e a zona de Dzimira. No distrito de Mutarara D. Diamantino visitou a zona pastoral de Sinjal, a zona pastoral de Charre, a zona pastoral de Mutarara e no último dia a visita pastoral de Vila Nova da Fronteira, no povo ado de Macuate, na fronteira com o Malawi.

Foram realizadas celebrações comunitárias com Eucaristia e administração do sacramento do Crisma em Doa, Charre, Chicoti, Mutarara e Sinjali, na Paróquia de São Pedro Claver, e nas comunidades de Jardim, Minhema e Traquino, na Paróquia de Nossa Senhora do Carmo de Inhangoma.

No Sábado, 9 de Julho, na sede da paróquia de Charre, o Bispo de Tete deu posse ao novo pároco de Charre, o Padre Andrea Facchetti, dos Missionários Xaverianos, nomeado também vigário episcopal da vigararia de Mutarara. No Domingo, 10 de Julho, houve  reunião com as equipas missionárias da vigararia de Mutarara – padres Xaverianos e Irmãs Franciscanas da Sagrada Família, Paróquia de Charre, e Comunidade dos Pobres de Jesus e Irmãs Pobres de Jesus, da Paróquia de Inhangoma, para programar actividades a realizar em comum na área da formação dos agentes de pastoral e da catequese.

Um dos frutos esperados desta visita d à Vigararia de Mutarara será a criação em 2023 da Paróquia de Doa, com território a desmembrar da Paróquia de Charre.

Charre 1 Charre 3 Charre 4