Peregrinação Diocesana e Encerramento da Fase Diocesana do Processo de Beatificação dos Mártires de Chapotera-Angónia

Informam-se os fiéis da nossa Diocese da conclusão da fase diocesana do processo de beatificação e canonização dos Servos de Deus, Padres João de Deus Kamtedza e Sílvio Alves Moreira, Mártires de Chapotera.

O processo iniciou no dia 20 de Novembro de 2021, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição de Zobuè, com o juramento dos membros da comissão de inquérito nomeada por mim.

Esta comissão de Janeiro de 2021 a Junho de 2023 interrogou as testemunhas que conheceram os Servos de Deus durante a sua vida e têm informações sobre o seu martírio e fama de martírio.

Terminada a recolha de todos os testemunhos, incluindo a documentação arquivistica, foi preparado um dossier bem documentado sobre a vida e o martírio dos dois Servos de Deus o qual será enviado, através da Nunciatura Apostólica em Moçambique, ao Santo Padre através da Congregação da Causa dos Santos, em Roma.

O encerramento da fase diocesana do processo (sessão de clausura) terá lugar no dia 12 de Agosto de 2023, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Conceição, no Zobuè, por ocasião da peregrinação diocesana.

Aproveito a ocasião para informar-vos que no dia 13 de Agosto, sempre no Santuário do Zobuè, será conferida ao Padre David Ferreira da Silva SJ e ao Padre Sandro Faedi IMC a Medalha “Ecclesia et Pontefice”, pedida ao Santo Padre pela Diocese de Tete, pelos serviços relevantes prestados à Igreja. Também o Padre Alberto Font receberá a mesma condecoração a qual será entregue no dia 11 de Agosto no Santuário de São José de Boroma.

Para o encerramento do processo dos Mártires de Chapotera e para a entrega da medalha “Ecclesia et Pontifice” contaremos com a presença do encarregado de negócios (representante do Papa) da Nunciatura  Apostólica em Moçambique.

 


Imprimir   Email