Mensagem do Bispo de Tete para a Quaresma 2024

Estimados diocesanos de Tete,

1 – Estamos vivendo tempos difíceis. Crise económica, guerras entre as nações. Em Moçambique, também não faltam as dificuldades provocadas por causas externas e também internas.

Vendo tudo isto, as pessoas perguntam-se com razão acerca do futuro. Haverá ainda lugar para a Esperança?

Claro que há lugar para esperança. Um cristão sem esperança está longe de ser testemunha de Jesus, alegria e esperança de todo o homem e da sociedade.

Em 2025, iremos celebrar um duplo Jubileu que é um convite a renovar a nossa esperança: O Jubileu do 2025 anos da encarnação de Jesus Cristo que tem como lema “Peregrinos da Esperança” e o Jubileu dos 50 anos da independência de Moçambique. Temos motivos para celebrar e ter esperança.

2 - A verdadeira esperança cristã nasce da Páscoa. A Páscoa é a festa que nós cristãos, celebramos, não apenas na Páscoa Anual, este ano no dia 31 de Março, mas todos os Domingos do ano. Celebrar a Páscoa  é fundamental para a nossa vida. É Páscoa porque o Senhor passa, vem ao nosso encontro. Quando o Senhor passa por nós, nada fica como dantes. Há vida, há alegria, há esperança, há futuro apesar das dificuldades e dos problemas de cada dia.

3 - A Páscoa é antecedida e preparada pela Quaresma que estamos iniciando hoje, Quarta-Feira de Cinzas. É preciso viver a Quaresma com esperança. Isso significa sentir que, em Jesus Cristo, somos testemunhas do tempo novo em que Deus renova todas as coisas (cf. Ap 21, 1-6), «sempre dispostos a dar a razão da nossa esperança» (1 Ped 3, 15): a razão é Cristo, que dá a sua vida na cruz e Deus ressuscita ao terceiro dia.

4 - Vem a Páscoa, irmãos! A Quaresma convida-nos a refazer os relacionamentos com Deus, na oração; com os outros, na esmola; connosco e com a criação, no jejum. São estas as três ações que restituem às nossas vidas o dinamismo de pessoas libertas. Tradicionalmente estas práticas quaresmais resultam numa oferta que se destina a auxiliar os mais pobres, quer corporalmente, quer espiritualmente. Sede generosos! Desejo a todos uma santa e frutuosa Quaresma, com a bênção de Deus.

+Diamantino Guapo Antunes


Imprimir   Email