Jubileu das Irmãs da Imaculada Conceição

As Irmãs da Imaculada Conceição, mais conhecidas como Irmãs Diocesanas de Lichinga, são a primeira congregação religiosa fundada em Moçambique. Foram fundadas no dia 8 de Dezembro de 1948, por um Missionário da Consolata, Padre Oberto Abondio, na Missão de Santa Teresinha de Mepanhira, distrito de Mecanhelas, no Niassa.

Em Agosto de 2022, a convite do Bispo de Tete, as Irmãs da Imaculada Conceição iniciaram  a sua presença na diocese, na Missão de Uncanha e mais recentemente na Paróquia de Zumbo.

Ao longo do ano estão celebrando o Jubileu dos 75 anos de fundação nas dioceses onde trabalham em Moçambique: Lichinga, Nampula, Guruè, Beira, Inhambane e Maputo. No mês de Outubro o Jubileu foi celebrado na diocese de Tete em vários lugares e diferentes celebrações. A primeira celebração de acção de graças realizou-se no Domingo, 15 de Outubro, na Paróquia de Nossa Senhora das Graças da Matema. Em seguida, aproveitando a visita pastoral do Bispo de Tete às paróquias de Uncanha e de Zumbo, o Jubileu estendeu-se às comunidades cristãs destas duas paróquias onde trabalham as Irmãs da Imaculada Conceição. No dia 22 de Outubro celebrou-se o Jubileu na Paróquia de Zumbo e no dia 27 de Outubro na Paróquia de Uncanha. Esteve presente a Superiora Geral desta congregação, a Irmã Ermelinda Emílio Singua que aproveitou a ocasião para conhecer a realidade onde as suas missionárias vivem e trabalham.

As Irmãs da Imaculada Conceição têm como carisma a evangelização e a promoção humana, sobretudo a protecção e educação das crianças. É uma congregação nascida da evangelização em Moçambique para colaborar na consolidação da evangelização partindo do Niassa para todo Moçambique. Agora estão em Zumbo. Parabéns Irmãs da Imaculada Conceição. Agradecemos a vossa disponibilidade em virem colaborar pastoralmente connosco no lugar mais periférico e necessitado da nossa extensa diocese de Tete.

Uncanha 1   Uncanha 2

 


Imprimir   Email