Diocese de Tete: Jubileu da Vida Consagrada

No domingo, 2 de Fevereiro, a Igreja Católica celebra a Festa da Apresentação do Menino Jesus no templo de Jerusalém. A festa foi celebrada solenemente em todas as paróquias da Diocese de Tete. Os fiéis foram chamados a renovar o gesto de oferta de si mesmos pelas mãos de Maria. E que todos, na escola de Maria e com a sua materna ajuda, possam ser a luz do mundo e o sal da terra.

Esta festa litúrgica é também em toda a Igreja um dia especial para a Vida Consagrada. De facto, a oblação do Filho de Deus – simbolizada pela sua apresentação no Templo – é modelo para todo o homem e mulher que consagram toda a sua vida ao Senhor. Também os religiosos e consagrados (Padres Irmãs e Irmãos) da Diocese de Tete celebraram o dia da vida consagrada, na véspera da Festa da Apresentação de Jesus ao templo. No sábado, dia 1 de Fevereiro, dezenas de missionários e missionários reuniram-se na Catedral de Tete para celebrar o dia e o Jubileu dos consagrados/as. Foi uma ocasião para louvar e agradecer ao Senhor pelo dom da vida consagrada e celebrar as maravilhas que o Senhor realizou neles.

A evangelização da Diocese de Tete muito deve à acção dos missionários, tendo sido os Jesuítas, em 1562, e em 1890 as Irmãs de São José de de Cluny os primeiros religiosos e religiosas a chegar à actual diocese de Tete. Hoje, estão presentes entre nós 12 congregações masculinas e 18 congregações femininas, num total de 50 padres, 82 Irmãs e 6 Irmãos. Agradecemos  a todos pelo seu abnegado trabalho missionário na Diocese de Tete.


Imprimir   Email