Dicionário da História da Igreja Católica em Moçambique

O Bispo de Tete, Dom Diamantino Guapo Antunes lança o primeiro volumen do Dicionário da História da Igreja Católica em Moçambique

Ao longo dos séculos, a Igreja Católica criou, em Moçambique, uma sólida estrutura religiosa, com a instituição de dioceses, paróquias, missões, igrejas, capelas, escolas, colé­gios, seminários, centros pastorais, hospitais, enfermarias, maternidades e dispen­sários, onde centenas de missionários e missionárias, e dezenas de congregações religiosas e do clero secular cumpriram a missão de proteger, cuidar, promover e evangelizar os Moçambicanos. Trata-se de um vastíssimo conjunto de obras e iniciativas que acompanharam a evangelização daquele país, verdadeiros eixos programáticos estruturantes da ação desenvolvida pela Igreja Católica. Todavia, este rico património histórico e socio-religioso de inestimável valor nem sempre suficientemente conhecido. Esta circunstância contribuiu para a persistência de lacunas que dificultam a compreensão do passado da Igreja Católica em Moçambique.

Dicionário Global da História da Igreja Católica em Moçambique, organizado e redigido pelo Bispo de Tete acaba de ser publicado tem como propósito oferecer aos interessados e aos es­tudiosos informações organizadas e sistematizadas sobre a evangelização cató­lica neste país.

Pretende-se assim dar a conhecer a ação evangelizadora e de promoção humana reali­zada pela Igreja Católica em Moçambique, com os seus agentes – bispos, sacerdotes, irmãos leigos, irmãs e catequistas de todas as nacionalidades –, e que se concretizou em inúmeras obras e instituições eclesiais.

Este dicionário abrange o período histórico iniciado com a celebração da primeira missa em Moçambique, em 1498, e que chega até aos dias de hoje. Do ponto de vista cronológico, são percorridos cinco séculos de evangelização.

A informação reunida distribui-se por mais de 800 verbetes, ordenados alfabe­ticamente, relativos às instituições da Igreja Católica: dioceses, missões, paró­quias, congregações/institutos missionários, monumentos históricos (igrejas, ca­pelas, etc.), seminários, movimentos e associações laicais, escolas, colégios, obras de promoção humana e de apostolado, imprensa, entre outros.

Com o prefacio de José Eduardo Franco, Director do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Lisboa, este Dicionário inicia com um capítulo sobre as principais etapas do percurso de evangelização da Igreja católica em Moçambique e encerra-se com uma detalhada cronologia da História da Igreja Católica em Moçambique de 1498 até aos nossos dias.

 

Imagem WhatsApp 2025 02 03 às 17.02.51 2eef85dc


Imprimir   Email