Missão de Boroma: Diocese de Tete Inícia Trabalhos de Reabilitação

No início de Novembro passado o Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, acompanhando o leigo missionário Serafino Piras e a sua equipa de pedreiros e carpinteiros, testemunhou o início da reabilitação da histórica Missão de São José de Boroma.

Os imóveis da Missão, nacionalizados em 1975, foram devolvidos pelo governo em 2017. A dimensão das estruturas fazia duvidar da capacidade  da diocese em se lançar num árduo e dispendioso trabalho. Mas desde logo se sentiu a urgência de dar vida e devolver à sua beleza original  esta histórica missão, fundada em 1884 pelos missionários Jesuítas na margem direita do rio Zambeze a cerca de 25 quilómetros  de Tete. Estudos de reabilitação e viabilização foram feitos por importantes instituições, mas nada foi feito para parar a degradação em curso.

Agora já se vê luz no fundo do túnel.  Este importante e histórico centro educativo e evangelizador da região centro de Moçambique está a ser reconstruido.

Neste momento já está reabilitado o edifício da antiga residência das Irmãs de São José de Cluny que data do final do seculo XIX. Neste edifício e nos edifícios adjacentes do antigo Lar Feminino, em Maio deste ano irá instalar-se a Comunidade Terapêutica Feminina Fazenda da Esperança para a recuperação de jovens das dependências da droga, do alcool e de outras dependências.

Os edifícios da MIssão de Boroma serão recuperados por fase para estar ao serviço da população na sua vertente social e espiritual.

Agradecemos ao Leigo Serafino Piras e a toda a sua equipa de trabalhadores que, apesar de tantas dificuldades, levam para a frente tão importante obra. Agradecemos também aos nossos benfeitores que nos ajudam fazendo grandes sacrifícios.

Boroma 5   Boroma 2   Boroma 3   Boroma 5