No próximo Domingo, dia 20 de outubro 2024, em Roma o Papa Francisco procederá à celebração da canonização do Beato José Allamano, Fundador dos Missionários da Consolata. Resta pouco tempo para podermos todos celebrar José Allamano como santo. O programa da canonização é o seguinte:
Sábado, 19 de outubro
20:00 – Vigília, acolhimento dos peregrinos, testemunhos: Igreja de Santa Maria in Vallicella – Roma
Domingo, 20 de outubro
10:30 – Celebração Eucarística e Rito de Canonização presidido pelo Papa Francisco – Praça de São Pedro, Roma
Segunda-feira, 21 de outubro 16:00 – Santa Missa de Ação de Graças – Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
A caminho de Roma estão missionários e missionárias da Consolata dos quatro continentes e também muitos amigos deles oriundos também dos países de missão. Este encontro de diversidade manifesta a universalidade da Igreja e a alegria missionária.
José Allamano será proclamado Santo no Dia Mundial das Missões. Ele foi Pai de Missionários e muito fez para que a Igreja Católica celebrasse a anualmente o Dia Mundial das Missões.
O Fundador dos Missionários da Consolata deu também um importante contributo para a evangelização de Moçambique. No dia 30 de Outubro de 1925 chegaram a Moçambique o primeiro grupo de Missionários da Consolata destinados à Missão de São Pedro de Claver de Miruro, no distrito do Zumbo, actual Diocese de Tete. Foi o último grupo de missionários que enviou para África antes de morrer. Da Missão de Miruro, os Missionários da Consolata e as missionárias da Consolata partiram para a evangelização do Niassa, Cabo Delgado, Inhambane, Maputo, Nampula, etc.
A Diocese de Tete estará representada na cerimónia de canonização pelo seu Bispo, Dom Diamantino Antunes, também Missionário da Consolata.
Esta canonização deve alegrar os nossos corações e impulsionar os nossos passos para agradecer ao Senhor que dá à sua Igreja o dom da santidade de José Allamano.
Confiamo-nos a Maria Consolata, mulher do caminho, e pedimos a sua bênção para viver com intensidade esta canonização.