XX Assembleia Geral da Caritas Moçambique

Notícias da Diocese Acessos: 449

De 13 a 15 de Novembro, em Maputo, os Bispos e os delegados das Caritas Diocesanas estiveram reunidos em assembleia geral.

Foi uma ocasião de avaliar e programar o serviço da caridade desenvolvido pela Igreja Católica em todo o território moçambicano. A assembleia geral decorre de 4 em 4 anos.

Foi aprovado o Plano estratégico da Caritas que assenta em 5 pilares/áreas de intervenção: Segurança Alimentar, Assistência Humanitária, ´Água Potável, Fortalecimento Institucional e Aprofundamento da Pastoral da Caridade.

A Caritas Moçambique, criada em 1977, está ao serviço dos e com os mais desfavoráveis, criando meios para dar assistência aos mais necessitados, sobretudo em tempos de guerra e calamidades naturais.

A Caritas Diocesana de Tete, representada nesta assembleia pelo bispo, Dom Diamantino Antunes e pela responsável de projectos, a leiga Génesis Machado, está retomando as suas actividades e está empenhada em continuar a dinamizar a pastoral da caridade nas comunidades e paróquias da diocese.

A última assembleia foi em 2018 e daquela data para hoje um conjunto de situações adversas - calamidades naturais, terrorismo, Pandemia da Covid 19 - se abateu sobre Moçambique e a Caritas procurar dar uma resposta às situações de maior emergência sobretudo nas províncias de Pemba, Nampula, Sofala e Manica.

Caritas 1 Caritas 2 Caritas 4

Imprimir