Ministros Extraordinários da Distribuição da Comunhão da Vigaria de Tete fazem Peregrinação ao Santuário de São José de Boroma

Notícias da Diocese Acessos: 1308

Os Ministros Extraordinários da Distribuição da Sagrada Comunhão das Paróquias da Vigararia de Tete (cidade de Tete, Moatize, Changara e Boroma) peregrinaram de 29 a 30 de Julho ao Santuário de São José de Boroma. Os 110 ministros leigos presentes, além dos  momentos de oração (Via Sacra, Terço, Adoração Eucarística e Missa) foi uma ocasião para formação e partilha de experiências sobre a vivência deste importante serviço nas diferentes comunidades cristãs. O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II (1962-1965) pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão tão ampla de evangelização, como faziam as primeiras comunidades cristãs (At 6, 3).

O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo ou leiga a quem é dada a permissão, temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis na missa e em outras circunstâncias, tendo também outras funções.

A faculdade de escolher ministros extraordinários da Sagrada Comunhão foi dada pelo Papa Paulo IV com a instrução Immensae Caritatis, de 1973. Os leigos podem a partir dessa data além da distribuição da Eucaristia dentro e fora da Missa,  fazer a Exposição do Santíssimo Sacramento e presidir a celebração da Palavra. 

A peregrinação foi participada pelo Bispo de Tete,Dom Diamantino Guapo Antunes. Na sua intervenção, além de invocar a comemoração dos 50 anos da instituição do Ministério da distribuição da Sagrada Comunhão, recordou os critérios para a a selecção, preparação e provisão dos ministros leigos. Agradeceu igualmente a colaboração e o trabalho realziado nas comunidades cristãs por todos os ministros presentes na peregrinação.

Imprimir