O Bispo de Tete, Dom Diamantino Antunes, participou na 14ª Assembleia Plenária da Associação Inter-regional dos Bispos da África Austral, IMBISA, que decorreu na Diocese de Manzini, eSwatini, de 24 a 28 de Setembro.
Os bispos de seis Conferências Episcopais, representando Moçambique, África do Sul, eSwatini, Lesotho, Namíbia, Botswana, Zimbabwe, Angola e São Tomé e Principe, estiveram reunidos no Centro Esibayeni para celebrar não apenas a Assembleia Plenária, mas também o Jubileu de Ouro da IMBISA, criada em 1975.
A assembleia, participada por 73 bispos, reuniu o maior número de bispos na história da instituição e teve como lema: “Uma Caminhada Sinodal, alimentada pela compaixão e florescendo na fé como peregrinos da esperança”.
Durante o encontro, os bispos, em grupos e em assembleia, falaram sobre a necessidade de uma eficaz recepção das orientações do Sínodo dos Bispos sobre a Sinodalidade para sermos cada vez mais uma Igreja de todos e para todos, onde a comunhão ajude os católicos a uma participação mais efectiva na missão da Igreja. Cada Conferência Episcopal, através dos respectivos presidentes, partilhou a situação eclesial e sócio política dos seus países, as esperanças e os desafios existentes, desde a governação e a justiça, aos jovens, a salvaguarda e promoção da paz.
Desta assembleia, sai reforçada a necessidade e o empenho por viver o espírito de sinodalidade na região austral e continuar a caminhar como peregrinos da esperança, construindo pontes de reconciliação e de paz.