Visita Pastoral do Bispo de Tete à Paróquia de Santa Maria de Manje

Notícias Acessos: 716

Entre os dias 18 e 24 de Abril o Bispo de Tete realizou a visita pastoral à Paróquia de Manje, uma imensa paróquia com sede no distrito de Chiuta mas com comunidades também no distrito de Chifunde. Começou pelo norte, em Cassacatiza, na fronteira com a Zâmbia, tendo visitado e celebrado a Missa e Crismas nas zonas de Nsadzo, Cazimule, Luia, Chifune, Zuze Lipakwe e na sede de Manje. As celebrações foram bastante participadas e foi administrado ossacramento da Confirmação a 250 fiéis das comunidades visitadas.

Na vila de Luía, sede do distrito de Chifunde, D. Diamantino visitou um bom número de famílias e abençoou as suas casas. Esta visita pastoral foi de grande importância pois marca a passagem definitiva da direcção da paróquia de Manje das mãos da Equipa Missionária Venezuelana para o clero diocesano de Tete, na pessoa do Padre Sérgio Pedro Jassitene, novo pároco de Manje. A paróquia de Santa Maria de Manje foi fundada em 2006 e contou desde o início com a colaboração da Igreja Católica da Venezuela. Os Padres António Emérito e Jesus Godoy, juntamente com os leigos missionários Nestor, Efrem, Yurimar, Alonso, Yuranni e Génesis trabalharam incansavelmente na edificação das estruturas principais da paróquia, formação dos catequistas e abertura de novas comunidades cristãs. Hoje, Manje é uma paróquia viva e missionária.

Durante a visita pastoral, o Bispo de Tete agradeceu o contributo da Igreja Católica da Venezuela e motivou os católicos a estarem unidos e colaborar com os seus novos padres.

Em 2023 está prevista a criação da Paróquia de São Marcos de Luia, na sede distrital de Chifunde, com território a desmembrar da Paróquia de Manje. Neste momento, já existe uma paróquia no distrito de Chifunde, a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus de Nkanta, no Posto Administrativo de Vila Mwaladzi.

Manje 1   Manje 2   Manje 3

Imprimir