Tempestade Tropical Ana provoca Destruição em Tete

Mais uma vez a água e o vento provocam destruição em Tete. Entre 24 e 26 de Janeiro, a tempestade tropical Ana deixou o mesmo rasto de destruição. O balanço é dramático: centenas de casas, hospitais, escolas e infraestruturas eléctricas danificadas. Além dos danos materiais, também há a lamentar vítimas humanas. 

As chuvas intensas aumentaram o caudal dos rios. As margens do rio Revubwe, em Tete, foram estreitas para conterem tanta água que descia da Angónia em direcção ao Rio Zambeze. A força das correntes arrastou campos agrícolas e casas, incluindo a importante ponte rodoviária que liga Tete à cidade de Moatize.

Para a população, depois de uma enxurrada, ter água potável, alimentos e vestuário torna-se mais difícil. Segundo as estimativas governamentais mais de 500 mil pessoas foram afectadas pela tempestade em Moçambique.

A situação não é ainda de calamidade, mas as tempestades esperadas para os próximos dias podem piorar a situação já difícil. Os solos já estão saturados de água, o caudal dos rios é muito grande, o que pode criar uma situação de cheias mais generalizadas que atingirão mais população. Receia-se uma situação de calamidade.

A igreja católica em Tete também foi atingida nas suas estruturas: houve residências missionárias, escolas e capelas que ruíram. Apesar disso, os missionários e as comunidades cristãs manifestam-se solidárias com os que sofrem partilhando o pouco que têm.


Imprimir   Email