Dom Diamantino Antunes visitou de 21 a 24 de Dezembro a Paróquia de São Tiago Maior de Tete, vulgo Paróquia da Catedral, a igreja "mãe e mestra" da Diocese de Tete. A maior parte do tempo foi dedicado a encontros com as forças vivas da paróquia, nomeadamente o Conselho Paroquial, Conselho Económico, Equipa Missionária, Comissões Pastorais, Jovens, Movimentos, trabalhadores e professores da Escola da Catedral. Foram apresentados relatórios das actividades realizadas e planos para o próximo ano pastoral. Destacou-se em 2024 os seguintes eventos: realização da assembleia missionária paroquial, a criação do Movimento dos Papás (homens) Católicos, surgimento de uma nova comunidade, a comunidade de Santo Inácio de Loyola, etc.
Quanto às celebrações litúrgicas é de salientar a Missa e celebração de Crismas (65), no dia 21 de Dezembro, a visita aos doentes e celebração da Missa no Hospital Provincial, no tarde do dia 23 de Dezembro, e a Missa da Vigília de Natal, na noite do dia 24 de Dezembro. Apesar do clima de tensão devido ao anúncio definitivo dos resultados eleitorais no dia 23 de Dezembro, as actividades da visita pastoral realizaram-se dentro da normalidade e sem sobressaltos. Na Missa da Vigília de Natal, o Bispo de Tete fez na sua homilia um apelo à paz e à harmonia social nestes tempos turbulentos em que Moçambique está mergulhado: Não cedamos à tentação de enveredar pelo caminho da repressão ou da violência e da destruição, que só podem levar ao caos e à condenação do país à discórdia e ao empobrecimento.Mas, se fizermos nossas as atitudes manifestadas e vividas pela Palavra de Deus que se fez um de nós no mistério do Natal, descobriremos então a nossa riqueza para construir uma convivência que responda aos anseios dos jovens, às necessidades dos moçambicanos empobrecidos, ao desejo de paz que habita em todos nós.
Que o espírito do Natal entre nas nossas famílias e ilumine as nossas deliberações e as nossas escolhas. Que o Novo Ano, prestes a começar, nos encontre comprometidos com a construção de um Moçambique renovado.
Deus abençoe Moçambique.