Tomada de Posse do Novo Pároco da Missão de São José de Boroma

Notícias da Diocese Acessos: 449

Domingo, dia 22 de Janeiro 2023 tomou posse o novo pároco de Boroma, o reverendo Padre José Mateus Cabango, do clero diocesano.

A Missa da tomada de posse, presidida pelo Vispo de Tete foi muito participada e bem animada. A histórica e artística igreja de Boroma estava cheia de fiéis que acolheram com alegria e esperança o novo pároco. Na homilia, Dom Diamantino Antunes, agradeceu ao pároco cessante, Padre Altino Marcos Chimalira, pelo trabalho realizado na paróquia de Boroma e suas comunidades nestes últimos 7 anos. Pediu aos católicos de Boroma para colaborarem com o novo pároco em tudo de modo que a paróquia possa renovar-se e ser aquilo que foi no passado: mãe e mestra das missões da Diocese de Tete.

Marcaram presença e concelebrou um grupo de sacerdotes diocesanos: Padres Angelino Augusto, Joel Finiasse, Manuel Armando, Quemo, do clero diocesano da Beira.

Não foi fácil ao bispo e aos seus acompanhanteschegar a Boroma. Devido às fortes chuvas que se abatiam sobre Tete, o rio Mufa, afluente do rio Zambeze situado a a 5 quilómetros da missão, estava cheio e não dava passagem para o carro. A única maneira para vencer este obstáculo natural foi descalçar os sapatos e fazer a travessia a pé com a água pela cintura. Felizmente correu tudo bem.

A Missão de Boroma, fundada em 1884, está num processo de reestruturação e a reabilitação dos seus edifícios históricos para adaptá-los para diferentes serviços de índole pastoral e social da diocese de Tete. No início de Fevereiro vão chegar as missionárias da Fazenda da Esperança e as missionárias/os da Comunidade Sementes do Verbo para trabalharem na Missão de Boroma e iniciar o trabalho de restauro do interior da igreja e desenvolver actividades pastorais e sociais.

Boroma é uma Missão com futuro!

IMG 20230123 WA0046      IMG 20230123 WA0044 IMG 20230123 WA0018

Imprimir