Óbito: Faleceu o Padre José Sousa, Jesuita

Notícias da Diocese Acessos: 548

Faleceu um outro grande missionário que deu muito à Igreja Católica em Moçambique e à Diocese de Tete em particular. Trata-se do Padre José Augusto Alves de Sousa, sacerdote jesuíta português que faleceu dia 7 de Fevereiro em Lisboa. Expressamos as nosso condolências à Companhia de Jesus, sua família religiosa, e à sua família de sangue.

O Padre José Sousa nasceu em Magueija-Lamego (Portugal) em 8 de Dezembro de 1933. Ingressou na Companhia de Jesus em 1952. Fez os primeiros votos em 1954. A 3 de Setembro de 1960 parte para Moçambique para fazer a etapa do Magistério na Missão de Fonte Boa e na Missão de Boroma. Recebeu a ordenação sacerdotal  a 3 de Julho de 1966.  Regressou a Moçambique a 20 de Agosto de 1968 e foi de imediato nomeado vice-director do Centro Catequético de Nazaré destinado à formação de catequistas com duração de 2 anos. Foi nomeado Vigário Geral da diocese da Beira em 8 de Junho de 1971. Em 1975 é nomeado vice-provincial da Companhia de Jesus em Moçambique, cargo que exerceu até 1981. A seguir foi pároco da paróquia de Matacuane e Vigário Episcopal da pastoral da diocese da Beira, desempenhou o mesmo cargo na diocese de Tete a partir de 9 de Dezembro de 1989. Foi o dedicado à causa da paz quando exerceu o cargo de secretário nacional da comissão justiça e paz e conselheiro da Caritas moçambicana. Depois de 44 anos de missão em Moçambique regressa a Portugal em 2004.

Colaborou em grande parte das publicações de carácter catequético pastoral, nomeadamente o Catecismo da Arquidiocese da Beira em 5 volumes: “Vamos à Catequese”; “Pai Nosso”; “Vinde e Vede”; “Grande Sim”; “Caminhai Connosco, Senhor”,  e o “Pão de Todos: Catecismo e Orações”.

Rezemos pela alma do Padre Sousa, agradecemos a Deus pela sua vida missão em Moçambique, particularmente na Diocese de Tete que bem serviu e amou.

Imprimir