Centenário do Nascimento de Dom Luís Gonzaga Ferreira da Silva, Bispo de Lichinga

Hoje, dia 2 de Abril, passam 100 anos do nascimento de Dom Luís Gonzaga Ferreira da Silva, segundo bispo de Lichinga, e grande missionário jesuíta na diocese de Tete.

Nascido a 2 de Abril de 1923 em Rebordões, Portugal e falecido a 7 de Agosto de 2013 na Missão de Lifidzi, diocese de Tete, D. Luís  deu ao longo da sua longa vida missionária um grande testemunho de dedicação para com Deus e com o seu povo, nunca deixando de ir ao encontro dos seus irmãos.

Missionário em Moçambique desde 1955. Foi pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima da Beira, superior das missões de Boroma e Lifidzi e reitor do seminário diocesano de Zóbuè, na Diocese de Tete. Foi eleito bispo de Vila Cabral no dia 10 de Novembro de 1972, consagrado em 17 de Dezembro. Deu entrada na diocese em 20 de Dezembro do mesmo ano. Em 26 de Julho de 1976 a diocese de Vila Cabral passa a chamar-se diocese de Lichinga. Depois de ter resignado em 2003, voltou à diocese de Tete para voltar à Angónia onde serviu até aos seus últimos dias na Missão de Lifidzi e na Missão de Domuè.

Grande evangelizador, mais com o exemplo do que com as palavras, foi um testemunha corajoso nos tempos difíceis da revolução e da guerra. Despojado, amigo dos pobres, ajudou muita gente sem pedir nada em troca. Um missionário de fé, caridade e coragem.

Há alguns meses atrás, em acto de homenagem e gratidão, um grupo de antigos alunos e amigos arranjou a sua campa no cemitério da Missão de LIfidzi

 IMG 20221218 WA0027.IMG 20221218 WA0024

 

 


Imprimir   Email